Salpicão de frango

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou trazer mais uma receita que chamo de “receita coringa”, pois pode ser servida em uma refeição como entrada, como complemento de prato principal e até mesmo como prato principal; e ainda serve para rechear um sanduíche de pão sírio! É ou não coringa essa receita?!

E o melhor, é feito com as sobras daquele franguinho de padaria que vocês  compraram no último final de semana acrescido de outros ingredientes fáceis de serem encontrados.

Que tal um salpicão de frango para hoje?

Vocês vão precisar de:

  • Sobras de frango desfiado (aproximadamente 400 gramas),
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 1 colher de sopa de alho picado,
  • 1 cebola ralada,
  • 1/2 xícara de chá de alho poró,
  • 1 cenoura ralada,
  • 1/2 xícara de chá de  picado,
  • 5 azeitonas pretas descaroçadas e picadas,
  • 1 colher de sopa de cebola desidratada (opcional),
  • 1 xícara de cream cheese ou requeijão,
  • Batata palha.

COMO FAZER
Peguem aquele franguinho que sobrou do final de semana (ou até mesmo o chester do Natal) e desfiem buscando separar somente a carne e nada (ou pouquíssima) gordura, 400 gramas é bem fácil de conseguir (figura 1).


Figura 1 – Sobras do franguinho de padaria.

Numa frigideira em fogo alto incluam o azeite,  o alho picado e a cebola ralada e na sequência incluam o frango desfiado (figura 2) para que ele dê uma refogada e fique ligeiramente dourado (figura 3), após isso reservem em outro recipiente, pois a frigideira irá voltar ao fogo.


Figura 2 – Frango entrando na frigideira para ficar corado.


Figura 3 – Frango “coradinho”.

Com a frigideira no fogo novamente incluam uma colher de sopa de azeite e na sequência o alho poró picado para refogar quando ele começar a ficar ligeiramente dourado incluam a cenoura (figura 4) ralada no ralo grosso (figura 5).


Figura 4 – Cenoura para refogar no alho poró.


Figura 5 – Para aqueles que ainda têm dúvida sobre qual é o ralo grosso.

Mexam bem a frigideira com uma colher de bambu até a cenoura ficar bem murcha e ligeiramente torrada, nesse momento incluam a cebola desidratada (figura 6) e a azeitona picada (figura 7).


Figura 6 – Cebola desidratada é opcional, mas o sabor fica diferenciado.


Figura 7 – Azeitona picada.

Após incluírem a azeitona, abaixem o fogo e mexam por uns dois minutos com uma colher de bambu para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados uns aos outros e na sequência incluam o frango desfiado (figura 8) e o  salsão (figura 9).


Figura 8 – Frango desfiado refogado de volta a frigideira.


Figura 9 – Antes de incluírem o salsão picado, misturem bem o frango aos outros ingredientes.

Está quase pronto o nosso salpicão. No momento em que forem servir coloquem a xícara de cream cheese e misturem bem (figuras 10 e 11) e na hora de ser vir nos pratos coloquem a quantidade que desejarem de batata palha por cima de tudo (figura 12).


Figura 10 – Cream cheese somente na hora de servir.


Figura 11 – É essa consistência que deverá ter o seu salpicão.


Figura 12 – Servidos?

E aí o que acharam? Uma dúvida que pode surgir antes de iniciarem a preparação: “- Essa receita pode ser feita utilizando um peito de frango cozido e desfiado?” Minha resposta é: Claro que pode! Eu ensinei fazer com sobras do franguinho de padaria do final de semana somente para vocês não desperdiçarem se não comerem todo ele.

Caso queiram deixar este salpicão ainda mais gostoso? Façam essa receita utilizando o frango defumado, o sabor ficará ainda mais sensacional!

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.