Sanduíche de almôndega

E aí pessoal? Tudo beleza? Sabem aquele lanche de final de semana que vocês têm vontade de fazer para chamarem os amigos para comerem, beberem uma cerveja e jogarem conversa fora contando muitas histórias? Então… esse sanduíche é o melhor para fazerem isso, pois além de fácil de preparação, essa receita rende bastante.

Vocês vão precisar de:

  • 1 kg de carne moída de boa qualidade (eu utilizei picanha),
  • 1 cebola ralada,
  • 1 colher de sopa de alho desidratado,
  • 1 colher de sopa de salsa desidratada,
  • 1/2 colher  de chá de pimenta síria,
  • 1 colher de chá de sal (sugestão, pois sal é a gosto),
  • 1 sachê de molho de tomate,
  • Pães de sal (estilo pão francês),
  • Queijo mussarela ralada a gosto.

Como fazer:

Meus amigos seguidores, como disse na relação de ingredientes, eu utilizei parte de uma picanha para fazer as almondegas (figura 1), pois na minha opinião, ela oferece a quantidade de gordura ideal para dar sabor e “liga” nas almôndegas.

Figura 1 – Picanha.

Utilizando uma faca afiada cortei a carne em pedaços menores (figura 2) e utilizei um moedor para de deixar a carne moída (figura 3). LOGICAMENTE que para ganharem tempo e pouparem trabalho, vocês podem pedir para o açougueiro de onde vocês compraram a carne para moer para vocês.

Figura 2 – Corte a carne em bifes e depois em cubos.

Figura 3 – Moendo a carne.

Com a carne toda moída em uma tigela incluam a cebola, o alho e cheiro verde desidratados (figura 4), a pimenta síria (figura 5) e o sal (figura 6).

Figura 4 – Existe no comércio temperos prontos com alho e salsa desidratados.

Figura 5 – Pimenta síria é essencial.

Figura 6 – Sal é a gosto.

Após incluir todos os temperos misturem tudo com as próprias mãos (figura 7) e com a massa pronta façam bolinhas de carne do tamanho de uma bolinha de ping pong (figura 8). Em seguida reservem.

Figura 7 – Massa de carne pronta.

Figura 8 – Bolinhas de carne.

Numa panela alta, coloquem o sachê de molho de tomate (figura 9), acrescentem 100 ml de água e deixem apurar em fogo baixo.

Figura 9 – Molho de tomate para apurar.

Enquanto o molho fica apurando vamos fritar nossas almôndegas. Numa frigideira coloquem óleo suficiente para atingir pouco mais da metade (figuras 10), quando o óleo esquentar incluam as almôndegas para fritarem, ao perceberem que as almondegas estão douradinhas, tirem do óleo (figura 11) e coloquem no molho de tomate para que elas cozinhem (figuras 12 e 13).

Figura 10 – Óleo pela metade para fritar.

Figura 11 – Quando tiver bem douradinha tirem do óleo.

Figura 12 – Agora é cozinhar no molho.

Figura 13 – Deixem cozinhando em fogo baixo de 8 à 10 minutos.

Após o tempo de cozimento sugerido sua almôndega estará pronta, o próximo passo é abrirem um pão de sal, colocarem umas 3 ou 4 almôndegas dentro,  o molho de sua preferência (catchup, mostarda, barbecue…), um pouco de mussarela ralada por cima de tudo e degustarem (figura 14).

Figura 14 – Servidos?

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *