sopa de capeletti

E aí pessoal, tudo beleza?  Que frio é esse quem tem feito nos últimos dias? Ainda estamos no outono, mas o frio já está mostrando sua cara “com força” e nesses dias de frio existe uma comidinha que cai muito bem, vocês sabem qual é? Acertaram aqueles que disseram sopa! Acredito que a sopa seja uma das primeiras refeições que comemos, a “sopinha” faz parte de nossa infância, quem não se lembra? Minha mãe, por exemplo, dizia que eu comia sopa estalando os lábios? E o engraçado é que quando fui crescendo e virando um adolescente, já não achava tanta graça na sopa, me lembro que morava em um condomínio que tinha playground e a condição que minha mãe colocava para que eu pudesse descer à noite para brincar um pouco era tomar “- tomar o prato de sopa todinho!”, confesso que por essa razão fiquei bastante tempo já como adulto sem querer saber de sopa kkkk.

Acontece que logo após meu casamento, fui morar no interior do Rio Grande do Sul e lá além de não ter absolutamente nada de bom para fazer para um casal saído de uma cidade grande, fazia um frio insuportável! Para diminuirmos esse verdadeiro sofrimento, o jeito era comer! e beber vinho! E a sopa virou uma comida “coringa” para eu e minha esposa, pois fazíamos quase toda a semana.

Já se vão mais de dez anos que “sobrevivi” àquele local, mas ainda hoje fazemos uma sopinha de vez em quando aqui em casa (até porque a cidade que moro hoje, faz um friozinho também), e para quem curte uma sopa e uma massa vai adorar essa receita, pois irei ensinar uma sopa de capeletti.

Vocês irão precisar de:

  • 400 gramas de carne (de sua preferência) cortadas em cubinhos bem pequenos, mas bem pequenos mesmo,
  • 1 colher de sopa de alho,
  • 2 colheres sopa de sopa de manteiga,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 100 gramas de linguiça calabresa cortada em cubinhos (opcional),
  • 1 xícara de chá de alho poró,
  • 1 cenoura média ralada,
  • 1 xícara de chá de salsão,
  • 2,5 litros de água,
  • 3 cubos de caldo de carne,
  • 500 gramas de capeletti fresco,
  • 1 xícara de cheiro verde picado.

Como fazer:

A primeira que vocês devem fazer é temperarem os cubinhos de carne com uma colher de sopa de alho, aconselho a fazerem isso pelo menos uns 30 minutos antes de iniciarem a confecção da sopa (figura 1).

Figura 1 - Tempere a carne com alho.
    Figura 1 – Tempere a carne com alho.

Feito isso, levem uma panela grande ao fogo alto e coloquem as colheres de manteiga até derreter e logo após isso acrescentem o azeite (figuras 2 e 3).

Figura 2 - Manteiga derretendo.
       Figura 2 – Manteiga derretendo.
Figura 3 - Azeite para não "queimar a manteiga.
Figura 3 – Azeite para não “queimar” a manteiga.

O próximo passo agora é opcional, pois é o momento de colocar  a linguiça na manteiga e no azeite para fritá-la um pouquinho (figura 4), meus amigos o sabor fica maravilhoso com apenas essas 100 gramas de linguiça, mas se acharem que não é o caso colocá-la por considerarem que a sopa ficará “mais pesada”, sem problemas pulem este passo.

Figura 4 -fritando a linguiça.
           Figura 4 – Fritando a linguiça.

Quando a linguiça estiver bem fritinha incluam a xícara de alho poró (figura 5), misturem bem com uma colher de bambu e esperem secar um pouco e logo em seguida incluam a carne picadinha previamente temperada com alho (figura 6).

Figura - Alho poró bem limpo e picadinho.
Figura 5 – Alho poró bem limpo e picadinho.
Figura 6 - Carne muito bem picadinha.
   Figura 6 – Carne muito bem picadinha.

Naturalmente, tudo o que está na panela ficará mais “aguado” como sempre acontece quando incluímos carne numa panela, trata-se do líquido que a carne libera durante seu cozimento. Quando as carnes tiverem todas com “caras” de cozida, vocês perceberão que ainda restará um pouco de líquido na panela, e é nesse o momento em que vocês irão incluir a cenoura ralada (figura 7).

Figura 7 - Cenoura ralada.
            Figura 7 – Cenoura ralada.

Com uma colher de bambu, mexam bem (o tempo todo) e esperem secar todo o líquido, quando começarem a ouvir uns “estalos” no fundo da panela, será o momento em que deverão acrescentar os dois litros e meio de água (figura 8) e após isso a xícara de salsão (me desculpem, vou ficar devendo a foto).

Figura 8 - Confesso que a foto está atrasada, quando cliquei a água já tinha acabado.
Figura 8 – Confesso que a foto está atrasada, quando cliquei a água já tinha acabado.

Falta pouco, incluam os tabletes de caldos de carne (figura 9) e deixem apurar por uns 10 minutos e após esse tempo incluam os 500 gramas de capeletti fresco (figura 10 e 11), sempre mexendo com a colher de bambu. Aguardem o tempo de cozimento previsto no pacote do seu capeletti (normalmente é rápido, o que comprei eram 4 minutos apenas), após cozido isso incluam a xícara de cheiro verde (figura 12) e estará pronta a sopa de vocês.

Figura 9 - Caldo de Carne.
           Figura 9 – Caldo de Carne.
Figura 10 - Capeletti Fresco.
         Figura 10 – Capeletti Fresco.
Figura 11 - Se quiserem coloquem uma "folha" do alho poró na sopa, só para dar gosto.
Figura 11 – Se quiserem coloquem uma “folha” do alho poró na sopa, só para dar gosto, recomendo.
Figura 12 - Cheiro verde é toque final.
  Figura 12 – Cheiro verde é o toque final.

Está pronta a sopa!!! Para degustá-la, gosto de regá-la com azeite e incluir uns croutons feitos de pão de forma na torradeira e além disso claro, um bom vinho para acompanhar (figura 13).

Figura 13 - Servidos?
                Figura 13 – Servidos?

DICA: Aqui em casa somos favoráveis ao pouco sal, por essa razão não temperamos a carne, o caldo de carne já tem sal suficiente para temperar toda a sopa, pois via de regra para as receitas em geral, utilizamos um caldo de carne para 1/2 litro de água, sugiro que façam como ensinado na receita e caso queiram mais sal incluam depois de pronta, combinados?! Classifiquei essa receita como complexa, não por sua execução, mas pelo alho poró e o salsão que são ingredientes “chatinhos” de serem encontrados, espero que apreciem a receita. Vamos tentar?!

Aos Talheres!!!

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.