Sorvete “FEITOEMCASAEBOM”

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje estou aqui para trazer uma receita de um sorvete.  Por acaso vocês já receberam a piada em uma das redes sociais em que se pergunta: ” – Na frase ‘Vá para o inferno!’ onde está o sujeito oculto? Cuja a resposta correta é… está no Brasil com certeza”, pois então por essa razão eu estou trazendo a receita logo no início do verão, pois vamos combinar… Quem está aguentando esse calor? 

Vocês vão precisar de:

  • 1 lata de creme de leite,
  • 1 lata de leite condensado,
  • 400 ml de leite,
  • 1/2 xícara de chocolate em pó (não é achocolatado em pó),
  • 1 colher de chá de liga neutra,
  • 1 colher de sopa de emulsificante.

Como fazer:

Coloquem os ingredientes numa tigela na seguinte ordem: Leite, leite condensado, creme de leite e chocolate em pó (figuras 1,2 e 3). A liga neutra e o emulsificante ainda não são para serem incluídos.

Figura 1 – Depois do leite, coloquem o leite condensado.

Figura 2 – Depois o creme de leite.

Figura 3 – Chocolate em pó.

Após misturar bem todos os ingredientes despejem todo o líquido no copo de um liquidificador e batam por uns três minutos. Durante o tempo em que a mistura estiver sendo batida no liquidificador, incluam a colher de chá de liga neutra (figura 4).

Figura 4 – A liga neutra é um pó que adicionado na receita do sorvete evita a formação de cristais de gelo.

Depois de batido, despejem todo esse líquido (aproximadamente 1 litro) num pote vazio de sorvete que certamente vocês tem em casa. Como vocês podem observar, o pote ficou quase cheio (figura 5).

 Figura 5 – Será que exista alguém que não guarde pelo menos um pote desse de sorvete em casa.

Feito isso, coloquem este pote no congelador por cinco horas. Sei que é um tempo grande para esperar, mas é uma sugestão que dou para que o volume e principalmente a cremosidade do sorvete fiquem satisfatórias ao término da receita.

Após as cinco horas, retirem o pote do freezer e coloquem todo o conteúdo numa batedeira juntamente com a colher de emulsificante, em seguida liguem a batedeira.

Figura 6 – O emulsificante é uma pasta parecida com vaselina sólida que serve para deixar o sorvete mais leve e cremoso.

Meus amigos iniciantes, caso não tenham batedeira em casa, peçam emprestado para aquela vizinha que vocês sabem que tem, ou então façam esse processo com um batedor manual, mas já aviso, preparem os braços!

Batam os ingredientes na batedeira e observem o volume do líquido, quando ele atingir o dobro do volume inicial, será o momento de desligar a batedeira. Esse aumento se deve ao emulsificante (figura 7).

Figura 7 – É impressionante como aumenta o volume do líquido.

Está pronto o sorvete. Um outro ingrediente que coloco que não é obrigatório, mas é maravilhoso, é chocolate ralado no ralo grosso. Para isso eu ralo um chocolate no ralo grosso (figuras 8) e após isso coloco na batedeira para que os pedacinhos de chocolate se espalhem em toda a massa (figura 9).

Figura 8 – Um dos meus chocolates preferido é o Bis, e o seu?

 Figura 9 – Após colocar o chocolate ralado liguem a batedeira por dez segundos para distribuir o chocolate em todo o sorvete .

Após isso, transfiram todo o conteúdo da batedeira para dois potes vazios (figura 10) e levem ao congelador por no mínimo 12 horas (ou tempo que conseguirem esperar ), para degustá-lo (figura 11).

Figura 10 – Percebem como dobrou o volume?

Servidos?

Para informação de todos, comprei a liga neutra e o emulsificante em uma loja que vende artigos para festas aqui na cidade que moro. São uns ingredientes “chatinhos” de serem encontrados, porém normalmente os dois são vendidos no mesmo lugar.

Caso vocês não encontrem para vender, perguntem na padaria que vocês costumam comprar pão, pois como o emulsificante é usado na preparação de alguns bolos, o padeiro de vocês poderá lhes dar o “caminho das pedras”.

Pessoal, chocolate em pó é essencial, não substitua-o pelos achocolatados, estes últimos possuem muito açúcar e pouco cacau. O chocolate em pó é encontrado até nos mercados e uma das marcas mais vendidas é conhecida como “chocolate do padre”.

 

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.