Tabule

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje irei trazer uma receita que muitas pessoas torcem o nariz para comer por acharem que não é gostosa, porém costumo dizer que é paixão à primeira garfada, pois a combinação de ingredientes dessa receita é o diferencial. Vocês já provaram Tabule?

Vocês vão precisar de:

  • 1 xícara de trigo para quibe,
  • 2 tomates maduros,
  • 1 cebola,
  • 1/2 pepino pequeno (a minha receita inclui pepino),
  • 2 colheres de sopa de folhas de cebolinha,
  • 1 de xícara de folhas de hortelã fresca,
  • 2 colheres de sopa de caldo de limão,
  • ¼ de xícara (chá) de azeite,
  • 1/2 colher de sopa de sal (sugestão).

Como fazer:

Peguem a xícara de trigo coloquem em um recipiente (figura 1) e cubram com água, de maneira que todo o trigo fique submerso e ainda sobre um dedinho água além do trigo (figura 2).

Figura 1 – Acreditem, uma xícara vai render muito!

Figura 2 – Deixem todo o trigo submerso.

Deixem o trigo hidratando e se dediquem aos outros ingredientes. Lavem e piquem os tomates (figuras 3 e 4), descasquem e piquem a cebola (figura 5), descasquem e piquem o pepino, lavem e piquem as folhas de hortelã (figura 6) e lavem e piquem a cebolinha (figura 7).

Figura 3 – Vamos picar!

  Figura 4 – Tudo picadinho.

Figura 5 – Cortem em tiras e depois piquem tudo.

Figura 6 – Pronto para picar.

Figura 7 – Uns três “bastões” de cebolinha são suficientes.

Pessoal, fiquei devendo a foto do pepino picado, mas não esqueçam dele, combinado? O próximo passo é misturar todos os ingredientes que vocês acabaram de picar, para isso peguem uma tigela grande e incluam o tomate (figura 8), o pepino (figura 9), a cebola roxa (figura 10), a cebolinha (figura 11) e o hortelã (figura 12).

Figura 8 – Tomate na tigela grande.

Figura 9 – Pepino.

Figura 10 – Cebola roxa.

Figura 11 – Cebolinha.

Figura 12 – Hortelã.

Misturem todos os ingredientes utilizando uma espátula ou colher (figura 13) e reservem.  Lembram do trigo hidratando, pois é vamos voltar para ele. Utilizando uma peneira (figura 14) escorra-o por uns 10 minutos para deixá-lo bem seco, mas se não tiverem medo de fazer, vocês podem colocá-lo em um pano de prato limpo e torcer para secar mais rápido (não recomendo).

Figura 13 – Misturem tudo.

Figura 14 – Escorram bem.

Com o trigo escorrido, misturem na tigela com todos os outros ingredientes. Em uma tigela menor misturem 1/4 xícara de chá de azeite (figura 15), meia colher de sopa de sal  (figura 16) e duas colheres de sopa de suco de limão (figura 17) e em seguida temperem a mistura de trigo (figura 18). Sirvam preferencialmente frio (figura 19).

 

Figura 15 – Azeite.

Figura 16 – Lembrando que sal é a gosto, essa quantia é uma sugestão.

Figura 17 – Limão.

Figura 18 – Temperem uniformemente.

Figura 19 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.