Tomate recheado

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje irei trazer uma receita bem legal que pode ser servido como uma entrada de um prato principal ou até mesmo como complemento de uma salada, estou me referindo ao tomate recheado. A primeira vez que comi o tomate dessa forma ele tinha uma apresentação muito bonita, porém o recheio era frio e sem muito sabor, parecia um tomate recheado com aquela pasta de atum que já é vendida pronta e talvez por essa razão vinha olhando “atravessado” para esta comida quando a encontrava em restaurantes e até buffets em festas de casamento, porém resolvi fazer uma experiência com alguns ingredientes  e rechear uns tomates aqui em casa, e para minha surpresa deu super certo e todos aqui em casa (até as crianças) gostaram da receita, por essa razão vou dividir com vocês.

INGREDIENTES

  • 4 tomates (preferencialmente o italiano por ser mais doce),
  • 200 gramas de queijo minas,
  • 1 colher de sopa de manteiga,
  • 1/2 colher de sopa de alho picado,
  • 1/2 colher de sopa de azeite,
  • 1/2 xícara de alho poró,
  • 50 gramas de presunto,
  • 1/2 xícara de chá cream cheese.

COMO FAZER
Limpem os quatro tomates com água e sabão e após isso com auxílio de uma faca retirem o “miolo” dos tomates preocupando-se  em retirar todas as sementes (figuras 1, 2 e 3), em seguida reservem-nos.


Figura 1 – Cortem inicialmente a parte superior dos tomates.


Figura 2 – Retirem o miolo.


Figura 3 – Retirem o miolo de todos atentando para os caroços e em seguida reservem.

Na sequência vamos preparar os ingredientes para rechear nosso tomate; vamos picar bem “miudinho” o alho poró (figura 4), ralar o queijo minas (figura 5), picar o cheiro verde (figura 6) e por fim picar o presunto (figura 7).


Figura 4 – Quanto mais miudinho o alho poró, mais gostoso ele vai ficar na mistura!


Figura 5 – Queijo ralado no ralo grosso.


Figura 6 – O cheiro verde também deve ser bem picadinho.


Figura 7 – E por fim o presunto picadinho.

Com tudo pronto vamos preparar o recheio; numa frigideira em fogo médio coloquem na sequência a manteiga para derreter, o alho picado (figura 8), o azeite (figura 9), o alho poró (figura 10) e quando tudo estiver bem refogadinho incluam o presunto picado (figura 11).


Figura 8 – Alho na manteiga.


Figura 10 – 1/2 colher de sopa de azeite.


Figura 11 – Alho poró bem picadinho.


Figura 12 – Refoguem o presunto por apenas cinco minutos.

Em uma tigela coloquem o queijo minas ralado, o cheiro verde picado (figura 13) e o presunto refogado no alho poró (figura 14). Misture bem os ingredientes (figura 15) e inclua o cream cheese (figura 16).


Figura 13 – Queijo minas com cheiro verde.


Figura 14 – Presunto refogado.


Figura 15 – Misture bem.


Figura 16 – Inclua o cream cheese e misture até obter uma mistura uniforme.

Com o recheio pronto vamos rechear os tomates, temperem o interior dos tomates com sal a gosto (figura 17) e com auxílio de uma colher recheie individualmente todos eles.  Para encerrar a preparação, após recheá-los coloquem um pouco de queijo parmesão por cima dos mesmos (figura 18) e como eles terão que ir ao forno para gratinar por 10 minutos sugiro que façam um pequeno corte na base dos tomates (figura 19) para que vocês consigam deixá-los em pé.


Figura 17 – Sal a gosto no interior.


Figura 18 – Queijo para gratinar.


Figura 19 – Um pequeno corte na base facilita tudo.

Após isso coloquem os tomates numa travessa proporcional ao tamanho dos tomates e levem ao forno alto por no máximo da dez minutos somente para dar uma esquentada no tomate e após esse tempo é só servir (figura 20).


Figura 20 – Servidos?

E aí o que acharam? O sabor é incomparável, diferente de muitas saladas que tenham comido; aqui em casa virou cardápio semanal pelo tamanho do sucesso que fez entre as crianças, inclusive  minha pequena de 7 anos que não gostava de salada, e após ver esse tomate pronto, resolveu provar.

Que tal você tentarem com seus filhos que não comem salada?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.