Torta fácil de maracujá

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou trazer uma receita que confesso não faz parte das minhas especialidades, pois trata-se de um doce. Como comprar um doce ou qualquer outro tipo sobremesa é mais fácil do que comprar comidas salgadas, eu “meio que” deixei de lado a preparação desse tipo de comida.

Entretanto, no último Dia das mães deixei a mãe dos meus filhos bem sossegada e fui para cozinha preparar o almoço para ela, para minha sogra e uns amigos com sua filha. O prato principal não será postado hoje, mas sim uma das sobremesas que fiz, a torta fácil de maracujá.

Vocês irão precisar de:

  • 1 pacote de biscoito maisena comum (200 gramas),
  • 1 pacote de biscoito maisena de chocolate (200 gramas),
  • 1 tablete de 200 gramas de manteiga sem sal,
  • 1 xícara de suco concentrado  de maracujá,
  • 1 lata de leite condensado,
  • 1 lata de creme de leite,
  • 1 sachê de gelatina em pó sem sabor,
  • 1 xícara de açúcar,
  • 1 maracujá.

Como fazer:

A primeira coisa que vocês terão que fazer é ralarem os biscoitos de maisena comum num ralador ou, se tiverem, podem usar um processador de alimentos  (figura 1).

Figura 1 - Para ter dúvida é essa a face do ralador que você terá que usar.

Figura 1 – Para não terem dúvidas é essa a face do ralador que vocês terão que usar.

Os biscoitos de chocolate, devem ser ralados também, porém vocês não usarão todo ele, pois ele será usado somente para dar o “o ponto” da massa (figura 2).

Figura 2 - Ralem os biscoitos de chocolate também.

Figura 2 – Ralem os biscoitos de chocolate também.

Não se preocupem com os pedacinhos de biscoito que quebrarem e não passarem no ralador, pois quando vocês acabarem de ralar tudo, vocês terão que passar os biscoitos ralados numa peneira (figura 3) e os pedaços que ficarem presos na peneira vocês triturem com as pontas dos dedos.

Figura 3 - O que ficou na peneira, triture com as pontas dos dedos

Figura 3 – O que ficou na peneira, triture com as pontas dos dedos.

Na farinha de biscoito de comum adicionem o tablete inteiro de manteiga sem sal e com as pontas dos dedos, misturem bem até tudo ficar bem incorporado (figura 4).

Figura 4 - Misture tudo a mateiga e o biscoito de maisena comum

Figura 4 – Misture bem a manteiga e o biscoito de maisena comum.

Quando tudo tiver misturado, perceberão que a massa estará muito gordurosa ainda, nesse momento incluam a farinha de biscoito de maisena de chocolate (figura 5). Meus amigos, a quantidade de farinha de biscoito de maisena de chocolate que vocês irão acrescentar, não conseguirei informar de forma precisa, pois depende da qualidade da manteiga que vocês irão utilizar, mas será entre 100 e 200 gramas (ou seja meio pacote ou pacote inteiro).

Figura 5 - Farinha de biscoito de maisena de chocolate, até dar o ponto.

Figura 5 – Farinha de biscoito de maisena de chocolate, até dar o ponto.

Coloquem uma quantidade de farinha de biscoito de maisena de chocolate e mexam a massa, mais um pouco e mexam mais, façam isso até a massa estar com aparência menos oleosa e soltando das mãos (figura 6), com essa textura ela estará pronta.

6_menor

Figura 6 – Massa pronta para ser aberta.

Numa forma desmontável de 25 cm de diâmetro abra a massa no fundo e nas laterais da mesma, acreditem, a massa cobrirá tudo, mas para isso será necessário deixá-la bem fininha (figura 7).

8_menor

Figura 7 – Massa aberta e bem fininha.

Agora é só levar ao forno pré aquecido à 180° C, durante 15 minutos e estará pronta a massa, retirem-na do forno e reservem.

Vamos ao recheio. Levem uma panela ao fogo baixo e coloquem dentro o suco de maracujá concentrado, o leite condensado (figura 8), o creme de leite (figura 9) e o sachê de gelatina já dissolvido conforme instruções do fabricante do mesmo (figura 10).

Figura 8 - Panela já com suco recebendo o leite condensado.

Figura 8 – Panela já com suco recebendo o leite condensado.

Figura 9 - Leite condensado, rápido para não "talhar" o mesmo.

Figura 9 – Leite condensado, rápido para não “talhar” o mesmo.

Figura 10 - Como a gelatina sem sabor é transparente, acreditem... eu coloquei.

Figura 10 – Como a gelatina sem sabor é transparente vocês não veem, mas acreditem… eu coloquei.

IMPORTANTÍSSIMO: Esse processo tem que ser bem rápido, não pode passar de dois minutos, pois o creme de leite quando vai ao fogo tende a talhar se ficar tempo além do necessário. Porém uma outra coisa que pode ser feito, que evita que isso ocorra é tirar o soro do creme de leite, mas vocês sabem como fazer isso?

Eu explico. Deixem a latinha de creme de leite na geladeira durante 1 hora ou no freezer por 30 minutos, quando o creme de leite ficar bem gelado, o soro naturalmente irá separar do restante do creme e ficar no fundo da lata, com o abridor de latas façam um pequeno furo no fundo da lata e esperem todo o soro sair. 

REPITO: Se vocês fizerem o processo de misturar o suco, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina em pó sem sabor de forma rápida, não tem necessidade de tirar o soro do creme de leite, ok?!

Após dois minutos dos ingredientes na panela despeje-os sobre a massa reservada (figura 11)

Figura 11 - Despeje tudo da panela sobre a massa

Figura 11 – Despejem tudo da panela sobre a massa.

Para encerrar, vamos agora enfeitá-la. Cortem o maracujá ao meio, retirem toda a polpa e reservem. Coloquem meia xícara de açúcar numa frigideira e levem ao fogo alto para que o açúcar comece a caramelizar (figura 12)

Figura 12 - caramelizando

Figura 12 – Açúcar caramelizando.

Quando o açúcar começar a ficar como está na foto acima, despeje toda a polpa do maracujá por cima do açúcar e mexa com uma colher de bambu, quando estiver tiver tudo bem homogêneo (como uma calda única amarelada) despejem sobre a torta (figura 13).

Figura 13 - A foto está meio embaçada, mas achei importante mostrar esse passo.

Figura 13 – A foto está meio embaçada, mas achei importante mostrar esse passo.

Pronto! Agora é só levar para geladeira por cinco horas ou até o creme de maracujá endurecer (figura 14) e servirem gelada (figura 15). 

Figura XX - Agora é só colocar para gelar

Figura 14 – Agora é só colocar para gelar.

Figura 18 - Servidos?

Figura 15 – Servidos?

Black e Jarrão! A receita está aí conforme prometido!

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

6 comentários em “Torta fácil de maracujá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.