Torta Madalena

E aí pessoal? Tudo beleza? No dia de hoje irei trazer uma receita com ingredientes simples e gostosos, e que quando combinados, se transformam num prato bonito de ser ser levado a mesa.

Além disso, essa receita certamente fez parte da vida de muitos de vocês (da minha fez), pois ela combina o purê de batata com a carne moída que são comidas que muitas mães dão para as crianças quando começam a deixar de comer papinha.

Eu sempre chamei essa receita de bolo de batata, mas descobri que em várias regiões do Brasil é chamada de Torta Madalena. A origem desse nome é desconhecida (pelo menos fiz uma pesquisa detalhada e não encontrei nada), mas como esse Blog tem o propósito de agradar de maneira indireta as mulheres, resolvi manter esse nome na receita.

Vocês irão precisar de:

  • 500 gramas de carne moída,
  • 1 colher de sopa de óleo,
  • 1 colher de sopa de alho,
  • 1 cebola ralada,
  • 1 colher de sopa de orégano,
  • 100 gramas de presunto cortado em cubinhos,
  • 1 sachê de molho de tomate,
  • 1 Kg de batata,
  • 1/2 xícara de leite,
  • 1 xícara de cream cheese,
  • 1/2 linguiça calabresa,
  • 50 gramas de queijo parmesão,
  • sal e pimenta a gosto.

Vamos fazer primeiro a carne moída, ok? Numa panela coloquem uma colher de óleo e uma colher de alho (figura 1) e quando o alho estiver fritando coloquem a cebola ralada (figura 2). Misture bem os ingredientes com auxílio de uma colher de bambu.

figura 1 - Figura 1 – Alho no óleo.

Figura 2 - Cebola na panela.Figura 2 – Cebola na panela.

Quando a cebola e o alho estiverem bem incorporados e ligeiramente dourados coloquem a carne moída na panela (figura 3) e mexam bem para que a medida que a carne for cozinhando ela fique bem soltinha sem formar “bolas” de carne. Quando a carne tiver toda cozida coloquem uma colher de sopa de orégano (figura 4) e mexam bem.

NOTA: A carne começa a cozinhar imediatamente após ser colocada na panela. Para que ele fique cozida bem soltinha é imprescindível que vocês mexam com uma colher de pau o tempo todo, caso não façam isso ao final do cozimento ela ficará  cozida em formas de bolas de carne.

Figura 4 - Carne na panela.Figura 3 – Carne na panela.

Figura 6 - Orégano.Figura 4 – Orégano.

Quando o orégano “sumir” na carne, coloquem o presunto picado (figura 5) e permaneçam mexendo até a carne secar por completo. Na sequência coloquem o sachê de molho de tomate (figura 6), mexam até levantar fervura, coloquem sal e pimenta a gosto (como referência eu coloquei uma colher de chá de sal e 1/4 colher de chá de pimenta) desliguem o fogo e reservem.

Fiigura 7 -Figura 5 – Presunto para dar um gostinho diferente na carne.

Figura 8 - Incluam o molho pronto e esperem levantar fervura. Figura 6 – Incluam o molho pronto e esperem levantar fervura.

Agora o purê. Descasquem as batatas, cortem em rodelas e coloquem numa panela alta com água temperada com uma colher de chá de sal para cozinhar por 25 minutos em fogo alto (figura 7). Após o tempo de cozimento sugerido espetem com um garfo uma das rodelas para verificarem a consistência. Se estiver macia, escorram a água e com ajuda de um amassador de batatas ou até mesmo de um garfo amassem as batatas (figura 8).

Figura 7 – Batatas prontas para cozimento.

Figura 8 – Com as batatas cozidas agora é só amassar.

Amassem bem as batatas; quanto mais amassado, mais cremosa ficará a torta de vocês. Quando perceberem que não há mais batata para amassarem, coloquem meia xícara de leite (figura 9) e misturem bem.

Figura 9 – O leite é para deixar o purê mais macio.

Após misturarem bem o leite na batata amassada, incluam a xícara de cream cheese (figura 10) e mais uma vez misturem bem para que o cream cheese fique bem integrado ao purê, temperem com sal a gosto  (como referência eu não coloquei sal) e reservem.

Figura 10 – Cream cheese para dar um sabor especial no purê.

A inclusão da linguiça calabresa é opcional, mas colocá-la na receita dará um sabor especial para a torta de vocês. Peguem meia linguiça calabresa, tirem a pele que a envolve, fatiem em fatias finas (figura 11) e fritem numa frigideira em meia colher de sopa de óleo (figuras 12 e 13).

Figura 11 – Cortem bem fininha.

Figura 12 – Fritem até  as rodelas ficarem bem torradinhas.

Figura 13 – Depois de fritas deixem escorrer um pouco no papel toalha.

Com todos os ingredientes preparados, agora é hora de montar nossa torta. Num refratário 15 cm x 25 cm já previamente untado espalhem metade do purê de batata (figura 14), por cima do purê coloquem as rodelas de linguiças fritas (figura 15), em seguia espalhem toda a carne moída (figuras 16 e 17) e por fim coloquem o restante do purê por cima de tudo (figuras 18 e 19).

Figura 14 – Metade do purê.

Figura 15 – Linguiça calabresa frita.

Figura 16 – Coloquem a carne moída com auxílio de uma colher.

Figura 17 – Toda carne moída.

Figura 18 – O restante do purê.

Figura 19 – Cobertura pronta.

Com a torta pronta, agora é colocar o queijo parmesão ralado por cima de tudo (figura 20) e levar ao forno pré-aquecido à 230°C por 30 minutos ou até o queijo gratinar (figura 21).

Figura 20 – Queijo parmesão por cima de tudo.

Figura 21 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.