Utensílios parte 2 – “O cozinheiro contra-ataca”

E aí pessoal? Tudo beleza? Estou de volta para apresentar outros utensílios de cozinha que julgo importante e que ajudarão vocês nas receitas que irei apresentar aqui. Diferente do primeiro post, estes utensílios (com exceção dos que serão apresentados no item 1) não são essenciais para sua cozinha, porém irão facilitar a preparação das receitas , vamos lá.

1.Refratário e Assadeira – Em 100% das receitas que irão ao forno, vocês utilizarão um refratário (figura 1) ou uma assadeira (figura 2) para ser preparado. Como saber quando utilizar um ou a outra? Essa é uma das grandes dúvidas que os iniciantes na cozinha apresentam, porém com o tempo, quando vocês começarem a fazer suas próprias receitas irão saber escolher qual dos dois usar. A assadeira é aquela onde normalmente é feito o bolo, sendo confeccionada em metal podendo ser teflonada* ou não, pode levar a comida tanto ao forno quanto ao freezer. Já o refratário (conhecidos também como “Pyrex” e principalmente como “Marinex”, pois são marcas famosas de refratários) são feitos normalmente de vidro, mas podem ser encontrados em porcelana, pode levar a comida ao forno ao freezer e seu maior diferencial é poder ir ao microondas; tomem muito cuidado apenas para não tirá-lo quente do forno convencional ou micro-ondas e colocá-lo imediatamente numa superfície fria (mármore por exemplo), pois a possibilidade do refratário quebrar devido ao choque térmico é enorme e vocês perderão toda a comida. Fique despreocupado meu amigos iniciantes, em todas as minhas receitas irei especificar quando terão que utilizar um ou a outra.

Figura 1 - Refratário de vidro.

Figura 1 – Refratário de vidro.

Figura 2 - Assadeiras

Figura 2 – Assadeiras.

*Assadeira teflonada= O Teflon é um revestimento resistente e composto de material antiaderente empregado para cobrir utensílios domésticos, como panelas e frigideiras.

2. Espátula ( também conhecido como pão duro) – Sabe aquela massa de brigadeiro que sua mãe fazia e que quando ela terminava de preparar te perguntava se queria passar o dedo na panela para comer o que restou dentro dela? Pois é, se naquela época existisse a espátula, vocês poupariam tempo, trabalho e não precisariam meter a cara dentro da panela para lambê-la, pois este utensílio não é conhecido como pão dura à tôa. Feito de plástico flexível ou silicone, sempre será utilizado quando em uma receita fizermos qualquer tipo de massa, seja ela de comida salgada ou doce, sua finalidade nada mais é do que um “tirador de coisas” (figura 3) do recipiente onde elas se encontram; tendo opção compre a de silicone, pois não derretem em contato com a panela.

Figura 3 - É ou não pão duro.

Figura 3 – É ou não pão duro.

3. Ralador de alimentos – O nome é auto explicativo. Ralador de alimentos é um coringa que devemos ter na cozinha que pode e deve ser utilizado em diversas receitas, principalmente nas comidas salgadas,  pois dificilmente não precisaremos de pelo menos uma cebola ralada para refogar. Existem diversos tipos no mercado, com formatos e materiais diferentes, o que eu sugiro para vocês meus amigos iniciantes é comprarem o com quatro faces diferentes, divididos em ralo grosso, ralo fino, fatiador e raspador .  Os mais “desajeitados” devem tomar cuidado, pois as lâminas são realmente afiadas, por essa razão sugiro que no começo enquanto você não tem prática,  não aproveite os alimentos que forem ser ralados até o final, deixe um pedacinho sem ralar;  seus dedos e unhas irão te agradecer.

Figura 4 - ralador de 4 faces.

Figura 4 – ralador de 4 faces.

São estas as outras dicas de utensílios, já que foram apresentados está autorizado, desde já, a “conversar” entre vocês . Volto mais vezes para apresentar outros utensílios.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.