Utensílios parte 1 – “A guerra dos cozinheiros”

E aí pessoal? Tudo beleza? Este post tem intenção de facilitar o trabalho dos meus novos cozinheiros e também aqueles que, apesar de gostarem, se aventuram pouco pela cozinha, pois irei literalmente apresentar para vocês alguns dos utensílios usados para a preparação de receitas.

Primeiramente, irei lhe apresentar os utensílios mais comuns usados em receitas em geral e, é claro, nas que irei apresentar no blog. Vou começar pelos quais julgo mais importante e que, se vocês realmente estiverem dispostos a iniciar suas aventuras na cozinha, deveriam sair ainda hoje para comprá-los.

1. Xícaras de medidas Grande parte das receitas são descritas da seguinte forma “… uma xícara de farinha trigo…”, ou então “… duas xícaras e um quarto de açúcar…”, para vocês não terem dúvidas em qual xícara da sua casa utilizarem e também como fazer para fracionarem o volume dessa xícara em porções menores, sugiro que adquiram as xícaras de medidas. Normalmente encontradas em formatos iguais, porém em tamanhos diferentes que correspondem a 1 xícara de chá, 1/2 xícara de chá, 1/3 xícara de chá e 1/4 xícara de chá (figuras 1 e 2).

Figura 1 - fácil de guardar

Figura 1 – Fácil de guardar.

Figura 2 - Medidas distintas

Figura 2 – Medidas distintas.

2. Colheres de Medidas – Da mesma forma que ocorre com as medidas das xícaras, diversas vezes encontramos nas receitas “… acrescente duas colheres de sopa de amido de milho, em seguida acrescente uma colher de chá de sal…”, pois bem, as colheres de medidas têm a mesma finalidade das xícaras, ou seja, padronizar as medidas dos ingredientes que serão usados. Normalmente encontradas com as medidas no padrão americano, com os registros 01 TBSP (tablespoon), ½ TBSP, 01 TSP (teaspoon) e ½ TSP, ou seja, 01 colher de sopa, ½ colher de sopa, 01 colher de chá e ½ colher de chá.

Tanto para as xícaras quanto para as colheres, o que as diferencia entre os diversos modelos disponíveis no mercado é o material com que são produzidas, que vai desde o plástico até o aço inoxidável; na prática, seja qual for o material com que for fabricado, elas cumprirão a mesma finalidade. (figuras 3, 4 e 5).

Figura 3 - Colheres de medida

Figura 3 – Colheres de medida.

Figura 4 - TBS = Colher de sopa

Figura 4 – TBS = Colher sopa.

Figura 5 - TSP = Colher de chá

Figura 5 – TSP = Colher de chá.

3. Copo de medidasConsidero esse utensílio uma das “oito maravilhas da cozinha moderna”. Pense em um utensílio indispensável para qualquer cozinheiro? Pois é, na minha opinião, o copo medidor é insubstituível. Normalmente, ele é feito de plástico ou de vidro e em tamanhos diferentes, sendo mais comuns os de 300 ml e 500 ml.

Como alguns ingredientes em pó ou granulados possuem diferentes volumes, esse copo irá te ajudar na precisão das medidas que serão solicitadas nas receitas e além disso eles ainda possuem uma escala em mililitros para ser usada para os ingredientes líquidos.

Cabe ressaltar que esse utensílio não substitui as xícaras de medidas, pois em diversas receitas os ingredientes são solicitados por peso e não simplesmente pelo número de xícaras (figura 6 e 7).

Figura 06 - Copo de vidro

Figura 06 – Copo de vidro.

Figura 7 – Copo de plástico.

4 – Utensílios de Bambu – Lembra da colher de pau que sua mãe ou sua vó utilizava? Pois é, acredite, a colher de pau é um verdadeiro alojamento de fungos e bactérias, não apenas ela, mas tudo que for de madeira e estiver sendo utilizado na cozinha é um excelente proliferador de microrganismos. Para evitar esse problema, você irá comprar os seus utensílios de cozinha em bambu ou substituir os de madeira por eles.

Diferente da madeira que a estrutura porosa, o bambu é um produto naturalmente higiênico, pois suas propriedades estruturais não permitem a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, é possível limpá-los de maneira mais eficiente do que as colheres e demais utensílios de madeira (figura 8).

Figura 8 – Utensílios de bambu.

São estas as dicas de utensílios por enquanto, considerem-se apresentados e agora já podem “conversar” entre si e principalmente ganhar intimidade uns com os outros. Volto mais vezes para apresentar outros utensílios.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Um comentário em “Utensílios parte 1 – “A guerra dos cozinheiros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.