Alho poró?



E aí pessoal? Tudo beleza? Em algumas receitas que já postei aqui utilizei um tempero chamado de alho poró. No entanto, esqueci de perguntar aos meus amigos desbravadores da cozinha, “vocês sabem o que é alho poró? (figura 1). O alho-porro ou alho-poró é um vegetal que pertence à mesma família que as cebolas e os alhos.

Figura 1 - Esse é alho poró!

Figura 1 – Prazer, eu sou o alho poró!

O Alho poró é um tempero que não é difícil de ser encontrado nos mercados, porém como não é muito comum de ser utilizado, muitas vezes não percebemos “sua presença” nas prateleiras, mas acreditem ele está lá junto das verduras esperando para ser provado! Vocês sabem como utilizá-lo? Não! Ok, sem problemas, vou ensiná-los!

Coloquem o alho poró numa tábua e cortem a parte de baixo, aquela que parece com raízes (na verdade é a raiz) e cortem a parte das folhas (figura 2). A parte central, semelhante a um palmito, será a que utilizaremos nas nossas receitas quando formos refogar alguma coisa.

As folhas, eu gosto de congelá-las e utilizar em caldos ou sopas para dar um gostinho nesses alimentos.  E aquele pedaço cortado à direita da foto (raiz) será desprezado.

Figura 12 - Aquela pequeno pedaço cortado à direita da foto será desprezado.

Figura 2 – É interessante lavar o alho poró com água corrente.

Cortem a parte central (aquela parecida com um palmito) ao meio no sentido longitudinal (figura 3) para também limpar seu interior em água corrente, em seguida piquem bem picadinho e usar nos refogados que irão fazer, ok?! Também é possível congelar para utilizar em outra receita, simples assim!

Figura 15 - O meio bem picadinho e as folhas serão postas no caldo depois de pronto.

Figura 3 – A parte central bem picadinha e as folhas que serão congeladas para uma outra receita.

 

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alho-porro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *