E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje irei trazer a receita de um tira gosto que é campeão de preferência e está entre os TOP 10 de pedidos em todas as praias do Brasil (quiçá do mundo), pois agrada adultos e crianças, bebedores e não bebedores, os fitness e os não fitness ou seja TODOS; não há uma pessoa que eu conheça que não goste de uma isca de peixe fritinha. E além de um excepcional tira gosto serve muito bem como refeição quando acompanhado de arroz branco, feijão preto e salada… Deu água na boca né?! Então sem perder mais tempo vamos para a receita.
Vocês vão precisar de:
- 1 quilo de filé de peixe (tilápia ou pescada),
- Suco de 2 limões
- 1 colher de sopa de alho picado,
- 1/2 xícara de chá de cheiro verde (preferencialmente fresco, mas pode ser desidratado),
- 1 colher de sopa de coentro (da mesma forma preferencialmente fresco, mas pode ser desidratado),
- 1 xícara de chá de vinho branco seco,
- Sal a gosto (como referência eu utilizei uma colher de chá).
- Fubá para empanar os peixes
Como fazer?
Cortem os filés em tirinhas (figura 1), ponham-nos numa tigela (preferencialmente de alumínio) e reservem-na. Na sequência batam no liquidificador (ou mixer) por 10 segundos o suco de limão, o alho picado, o cheiro verde, o vinho branco e o sal (figura 2) e após isso despejem este tempero batido por cima do peixe (figura 3) misturando com as mãos para que o tempero penetre em todo o peixe (figura 4).
Após isso coloquem um filme plástico na tigela e levem-na para geladeira por no mínimo duas horas para que o peixe incorpore bem o tempero.
Figura 1 – Cortando os peixes em tiras.
Figura 2 – Com todos os ingredientes no mixer é só ligar por 10 segundos.
Figura 3 – Tempero por cima de tudo.
Figura 4 – Para um peixe mais saboroso é necessário o tempero esteja bem espalhado.
Após o tempo mínimo de 2 horas, retirem a tigela da geladeira e escorram os peixes, pois vocês irão perceber que naturalmente eles “aguaram” e somado ao suco do limão a quantidade de líquido no fundo da tigela ficou muito grande.
Com os peixes escorridos passem-nos individualmente no fubá (figura 5) de maneira que ao final vocês tenham todos eles empanados (figura 6).
Figura 5 – Não tenha a pressa…
Figura 6 – Empanem todos as iscas antes de aquecer o óleo.
Agora é pegar aquela panela de fritura “bem surrada” que você guarda só para fritar coisas. Coloquem óleo até a metade da mesma e levem ao fogo alto até esquentar e quando o óleo estiver quente coloquem as iscas para fritar aos poucos (figura 7).
Figura 7 – Não coloquem muitas iscas para fritar ao mesmo tempo.
À medida que as iscas forem fritando tirem-nas do óleo com uma escumadeira e coloquem-nas para escorrer num prato com papel toalha para retirar o excesso de óleo. Após fritarem e escorrerem todas as iscas coloquem-nas num prato enfeitado com um limão cortado em cruz (figura 8) e em seguida recebam os elogios.
Figura 8 – Servidos?!
E aí o que acharam da receita? Tirando o fato de fritar que naturalmente faz uma “sujeirada” na cozinha, a preparação do peixe em iscas empanadas é muito simples.