Guacamole

E aí pessoal? Tudo beleza? Sigo aqui em Roraima com minhas atividades profissionais e tentando manter minhas postagens por consideração aos seguidores mais fiéis! Hoje vou trazer uma receita bem fácil de fazer, mas que é muito gostosa!

Se vocês nunca comeram comida mexicana por acharem que é muito apimentada, acabe com esse pré-conceito e experimentem, eu também tinha esse pré-conceito! Na verdade toda minha família tinha. Ao chegar à noite em um hotel após participar de um evento em São Paulo, o único restaurante próximo era um que servia comida mexicana.

Com um medo tremendo, principalmente por causas das crianças, nós arriscamos e o resultado foi paixão à primeira garfada!

Dentre as comidas mexicanas que provamos a que mais nos surpreendeu foi a guacamole que é molho, mas consistência de “pastinha” e o mais surpreendente é que é feito com avocado, aquele primo do abacate só que pequenininho.

Vocês vão precisar de:

  • 2 abacates tipo avocado maduros,
  • 1 cebola roxa média picada,
  • Até 2 tomates picados,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 1 colher coentro,
  • suco de 1/2 limão siciliano,
  • Molho de pimenta jalapeño.

Como fazer:

Dividam o avocado em duas partes e tirem os caroços, piquem os tomates em pedacinhos bem pequenos e piquem a cebola da mesma forma (figura 1).

 

Figura 1 – Avocado, tomate e cebolas prontos para o preparo.

Com ajuda de uma colher, raspem os avocados de maneira que tirem toda a polpa e transfiram para uma tigela (figuras 2). Em seguida, com ajuda de um garfo (figuras 3) amassem toda a polpa transformando em uma massa e reservem (figura 4).

Figura 2 – Transfiram para uma tigela.

Figura 3 – Amassem com um garfo.

Figura 4 – amassem até obterem ponto de massa.

Peguem um maço de coentro (figura 5), retirem os talos maiores procurando deixar somente as folhas (figura 6) e em seguida piquem bastante (figura 7) e separem uma colher de sopa (figura 8).

Figura 5 – Um maço de coentro.

Figura 6 – Retirem os talos.

Figura 7 – Piquem bastante.

Figura 8 – Uma colher de sopa é o suficiente.

No avocado amassado incluam o coentro (figura 9), um pouco mais da metade do tomate picado (figura 10), um pouco mais da metade da cebola picada (figura 11), o suco do limão (figura 12), as colheres de azeite (figura 13)  e por último meia colher de sopa de molho de pimenta (figura 14). Preocupem-se de misturar delicadamente a cada novo ingrediente incluído.

Figura 9 – Coentro picado.

Figura 10 – Tomate picado. 

Figura 11 – Cebola picada.

Figura 12 – Suco de um limão .

Figura 13 – Azeite.

Figura 14 – Pimenta jalapeño.

Após misturarem tudo, coloquem um pouco de sal e provem. Sintam se está ao gosto de vocês, caso contrário temperem com mais temperos (pimenta, sal, coentro) e sirvam com tortilhas mexicanas.

Figura 15 – Servidos?

Se preferirem podem colocar toda a cebola e o tomate. Aos poucos vocês irão adaptar essa receita ao gosto que melhor os agradarem. Se gostarem de comida mais apimentada, podem substituir o molho de pimenta jalapeño por uma pimenta dedo de moça picadinha e sem sementes.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *