Macarrão parafuso com linguiça e maionese

E aí pessoal? Tudo beleza? A receita de hoje é muito gostosa e diferente, pois agrega ingredientes deliciosos mas que normalmente não são vistos juntos. No entanto, a mistura deles em um prato que vai ao forno torna-se o grande sucesso dessa receita.

Vocês vão precisar de:

  • 500 gramas de macarrão parafuso cozido,
  • 200 gramas de linguiça calabresa,
  • 100 gramas de peito de peru defumado,
  • 2 tomates médios,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 1 cebola roxa ralada,
  • 1 colher de sopa de alho picado,
  • 1/2 xícara de chá de molho de tomate,
  • 4 colheres de sopa de maionese, e
  • 150 mussarela ralada.

Como fazer:

A primeira coisa a ser feito é tirar as cascas do tomate (opcional), da linguiça calabresa e do peito de peru defumando (figura 1), e em seguida picar todos ingredientes em pedaços pequenos (figura 2).

Figura 1 – Descascar tudo!

Figura 2 – Picar tudo.

Em uma frigideira coloquem a colher de sopa de azeite e incluam a cebola ralada (figura 3), a colher de alho picado, as 200 gramas de linguiça calabresa (figura 4) e os 100 gramas de peito de peru picado (figura 5).

Figura 3 – Cebola roxa ralada.

Figura 4 – Linguiça calabresa picada.

Figura 5 – Peito de peru defumado picado.

Com a frigideira em fogo alto, mexa bem os ingredientes por uns 5 minutos para que a linguiça e o peito de peru defumado fiquem bem dourados. Em seguida incluam o tomate picado (figura 6) preocupando-se em misturá-lo com os outros ingredientes, baixem o fogo e tampem a panela por mais 5 minutos para que o tomate possa murchar (figura 7) .

Figura 6 – Tomate picado.

Figura 7 – Abafem a panela por 5 minutos.

Após o tempo de espera, incluam o molho de tomate misturando com os outros ingredientes (figura 8) e incluam o macarrão cozido (figura 9). Como preparei em uma frigideira grande, consegui misturar o macarrão na própria frigideira, mas caso não tenham uma com essa característica, podem misturar diretamente no refratário que irá ao forno.

Figura 8 – Molho de tomate na mistura.

Figura 9 – Fiz na frigideira, mas pode ser feito no refratário.

Após incluir o macarrão, misturem bem para que o molho “tempere” toda a massa e em seguida incluam as colheres de maionese (figura 10) e, da mesma maneira, misturem bem para que a maionese “tempere” toda a massa.

Figura 10 – Maionese como toque especial.

A receita está pronta, agora só falta o complemento para ir ao forno. Transfiram metade da massa para um refratário (figura 11), cubram com metade do queijo mussarela ralado (figura 12), coloquem o restante da massa (figura 13) e cubram com o restante do queijo (figura 14). Levem ao forno alto por no máximo quinze minutos para que a mussarela derreta e sirva imediatamente (figura 15).

Figura 11 – Metade da massa.

Figura 12 – Metade do queijo.

Figura 13 – Restante da massa.

Figura 14 – Restante do queijo.

Figura 15 – Servidos? 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.