E aí pessoal? Tudo beleza? A receita de hoje é muito gostosa e diferente, pois agrega ingredientes deliciosos mas que normalmente não são vistos juntos. No entanto, a mistura deles em um prato que vai ao forno torna-se o grande sucesso dessa receita.
Vocês vão precisar de:
- 500 gramas de macarrão parafuso cozido,
- 200 gramas de linguiça calabresa,
- 100 gramas de peito de peru defumado,
- 2 tomates médios,
- 1 colher de sopa de azeite,
- 1 cebola roxa ralada,
- 1 colher de sopa de alho picado,
- 1/2 xícara de chá de molho de tomate,
- 4 colheres de sopa de maionese, e
- 150 mussarela ralada.
Como fazer:
A primeira coisa a ser feito é tirar as cascas do tomate (opcional), da linguiça calabresa e do peito de peru defumando (figura 1), e em seguida picar todos ingredientes em pedaços pequenos (figura 2).
Figura 1 – Descascar tudo!
Figura 2 – Picar tudo.
Em uma frigideira coloquem a colher de sopa de azeite e incluam a cebola ralada (figura 3), a colher de alho picado, as 200 gramas de linguiça calabresa (figura 4) e os 100 gramas de peito de peru picado (figura 5).
Figura 3 – Cebola roxa ralada.
Figura 4 – Linguiça calabresa picada.
Figura 5 – Peito de peru defumado picado.
Com a frigideira em fogo alto, mexa bem os ingredientes por uns 5 minutos para que a linguiça e o peito de peru defumado fiquem bem dourados. Em seguida incluam o tomate picado (figura 6) preocupando-se em misturá-lo com os outros ingredientes, baixem o fogo e tampem a panela por mais 5 minutos para que o tomate possa murchar (figura 7) .
Figura 6 – Tomate picado.
Figura 7 – Abafem a panela por 5 minutos.
Após o tempo de espera, incluam o molho de tomate misturando com os outros ingredientes (figura 8) e incluam o macarrão cozido (figura 9). Como preparei em uma frigideira grande, consegui misturar o macarrão na própria frigideira, mas caso não tenham uma com essa característica, podem misturar diretamente no refratário que irá ao forno.
Figura 8 – Molho de tomate na mistura.
Figura 9 – Fiz na frigideira, mas pode ser feito no refratário.
Após incluir o macarrão, misturem bem para que o molho “tempere” toda a massa e em seguida incluam as colheres de maionese (figura 10) e, da mesma maneira, misturem bem para que a maionese “tempere” toda a massa.
Figura 10 – Maionese como toque especial.
A receita está pronta, agora só falta o complemento para ir ao forno. Transfiram metade da massa para um refratário (figura 11), cubram com metade do queijo mussarela ralado (figura 12), coloquem o restante da massa (figura 13) e cubram com o restante do queijo (figura 14). Levem ao forno alto por no máximo quinze minutos para que a mussarela derreta e sirva imediatamente (figura 15).
Figura 11 – Metade da massa.
Figura 12 – Metade do queijo.
Figura 13 – Restante da massa.
Figura 14 – Restante do queijo.
Figura 15 – Servidos?