Maminha recheada com queijo e bacon

E aí pessoal? Tudo beleza? Depois de muito tempo sem postar nada em virtude de minha mudança de residência para Brasília, hoje irei trazer uma receita que fiz durante o período de “fecha caixa/abre caixa” da mudança. Pode parecer loucura para vocês “no meio da mudança ele foi cozinhar?!”, porém confesso que já estava de saco cheio de almoçar e jantar na rua e, principalmente, estava com saudades da minha terapia.

Apesar de ter optado cozinhar durante a mudança, escolhi uma receita meio “vapt-vupt”, ou seja, rápida e que não necessita de atenção na preparação, pois basicamente é colocar no forno e esperar o tempo sugerido.

Vamos fazer uma maminha recheada com carne e bacon?

Vocês vão precisar de:

  • 1 peça de maminha de pouco mais de 1 kg,
  • 100 gramas de bacon,
  • 1 colher de sopa de óleo,
  • 1 colher de alho picado,
  • 1 cebola roxa,
  • 1 xicara de salsa e cebolinha picados,
  • 150 gramas de mussarela.

Como fazer:

Peguem a peça de maminha inteira coloquem sobre um tábua de carne, limpem o excesso de gordura (figura 1) e, com auxílio de uma faca, façam um furo no centro da carne (figura 2). Em seguida reservem.

 

Figura 1 – Não retirem toda a gordura, ela será necessária na hora de assar.

Figura 2 – Faça um furo até o final. Cuidado para não “rasgar” a carne.

Vamos ao recheio. Piquem o pedaço de bacon em cubos (figura 3), piquem a cebola grosseiramente (figuras 4 e 5), ralem o queijo (figura 6) e piquem a salsa e a cebolinha (figuras 7 e 8).

Figura 3 – Bacon picado (cubos grandes).

Figura 4 – Primeiro cortem a cebola em rodelas.

Figura 5 – Despois cortem em “cubinhos”.

Figura 6 – Ralando o queijo.

Figura 7 – Salsa e cebolinha lavados e escorridos.

Figura 8 – Picados.

Em uma frigideira em fogo alto coloquem uma colher de sopa de azeite e em seguida incluam o alho picado (figura 9), o bacon picado (figura 10) e a cebola roxa picada (figura 11).

Figura 9 – Alho picado.

Figura 10 – Bacon picado.

Figura 11 – Cebola picada. 

Deixem essa mistura na frigideira refogar bastante (uns 10 minutos), até a gordura do bacon derreter e fritar o alho e a cebola. Quando o refogado estiver bem douradinho, desliguem o fogo e coloquem a salsa e a cebolinha (figura 12) por cima de tudo. Misturem ainda mais.

Figura 12 – Perceberam como o refogado “dourou”? 

Esperem o refogado esfriar um pouco, transfiram para uma tábua de carne e incluam a mussarela ralada misturando bastante (figura 13) para que fique um recheio homogêneo (figura 14).

Figura 13 – Incluam o queijo no refogado.

Figura 14 – Recheio homogêneo.

Agora, talvez seja a parte mais complicada da receita. Com as mãos, introduzam o recheio no furo feito na carne, tentando levar o recheio até o final dela (figura 15). Em seguida fechem o buraco do furo com palitos de dente (figura 16) e com um barbante façam amarrações em zig zag nos palitos buscando fechar bem o furo (figura 17).

Figura 15 – Recheiem com as mãos. É a melhor forma.

Figura 16 – Fechem os furos com palitos de dente.

Figura 17 – Passem o barbante em zig zag pelos palitos, fechando bem.

EM TEMPO: Na minha última viagem eu comprei essas agulhas profissionais para fechar a carne, mas toda a minha vida eu fiz com palitos de dente e sempre deu certo, não se preocupem.

Transfiram a carne para uma assadeira com a gordura para baixo, temperem com sal e tempero chimichurri a gosto (figura 18), cubram com papel laminado (figura 19) e levem ao fogo médio 250ºC por uma hora e dez minutos, sendo esses últimos dez minutos sem o papel alumínio (figura 20). Sirvam quente para que seus convidados fiquem babando vendo o queijo escorrer de dentro da carne (figura 21).

Figura 18 – Sal e chumichurri a gosto.

Figura 19 – Papel laminado para abafar.

Figura 20 – Os dez minutos sem o papel são para dourar a carne.

Figura 21 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.