Molho Pomodoro

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje irei ensinar mais uma receita que servirá de ponta pé inicial para outras receitas, trata-se do molho pomodoro, ou como estamos mais acostumados dizer, o molho de tomate.

O molho de tomate feito em casa é sem duvida trabalhoso de fazer, porém é muito mais gostoso do que aqueles comprados prontos e por essa razão, eu sugiro que vocês de vez em quando em ocasiões especiais em que a massa seja o prato principal.

Para o molho pomodoro vocês irão precisar de:

  • 10 tomates tipo italiano;
  • 1 colher de sopa de alho;
  • 1 cebola ralada;
  • 1/2 xícara de chá de vinho tinto;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de açúcar; e
  • 1 ramo de manjericão.

Peguem os 10 tomates italianos (figura 1) e descasquem utilizando um descascador (figuras 2, 3 e 4).

EM TEMPO: Para descascar os tomates, existem diversas técnicas, porém a que EU acho mais simples é utilizando esse descascador que é facilmente encontrado em mercados, lojas do ramo de culinária e até lojas de R$ 1,99.

Figura 1 – Tomates italianos são mais doces.

Figura 2 – Tenho certeza que já viram um descascador como esse.

Figura 3 – É bem fácil e rápido.

Figura 4 – Todos os tomates “depelados”.

Cortem os tomates em cruz (figura 5), lavem em água corrente para retirar os caroços (figura 6), coloquem no liquidificar aos poucos para transformar os tomates em suco (figura 7). Em seguida reservem.

Figura 5 – Tomates em cruz.

Figura 6 – Lavar em água corrente para tirar os caroços.

Figura 7 – Colocar aos pouco à medida que for batendo no liquidificador.

Numa panela alta coloquem duas colheres de sopa de azeite e duas colheres de sopa de alho picado (figura 8). Quando o alho dourar coloquem a cebola ralada (figura 9) e esperem a cebola ficar transparente para colocar meia xícara de chá de vinho (figura 10).

Figura 8 – Alho no azeite.

Figura 9 – Quando o alho dourar coloquem a cebola ralada.

Figura 10 – Vinho para dar aquele aroma.

Com a panela em fogo baixo, esperem o vinho evaporar bastante e em seguida derramem o suco de tomate (figura 11) e temperem com a colher de chá de sal e a meia colher de chá de açúcar. Mantendo o fogo baixo, tampem a panela e deixem apurando por 1 hora, porém aos cinquenta minutos coloquem um ramo de manjericão (figura 12). Ao final do tempo seu molho estará pronto.

Figura 11 – Quando a cebola com vinho secar, incluam o suco de tomate.

Figura 12 – Um ramo de manjericão fresco para aromatizar.

Pronto! Seu molho pomodoro está pronta para ser usado. Por não conter conservantes, eu sugiro que vocês utilizem no mesmo dia em que for preparado ou no máximo no dia seguinte desde que bem conservado na geladeira.

Pessoal! Fiz essa atualização em maio de 2022 para trazer uma novidade: fiz a receita sem descascar o tomate e deu super certo. Sem descascar fica ainda mais fácil!

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.