Mousse de atum

E aí pessoal? Tudo beleza? Conforme eu havia prometido aos meus seguidores do Instagram, hoje irei postar a receita de um dos acompanhamentos daquele salmão com gergelim que postei nessa semana. Esse mousse de atum serve muito bem como uma salada de acompanhamento de peixes e também como tira-gosto para comer com torradinhas.

INGREDIENTES

  • 1 lata de atum
  • 2 colheres de sopa de maionese,
  • 1 caixinha de creme leite,
  • 1 sachê de gelatina sem sabor incolor,
  • Azeitonas pretas picadas (opcional), e
  • sal a gosto.

COMO FAZER
Coloque no liquidificador (ou mixer) o atum, a maionese (figura 1), creme de leite (figura 2) e a gelatina sem sabor (figura 3), batendo ligeiramente os ingredientes  a cada novo ingrediente incluído.


Figura 1 – Atum e maionese.


Figura 2 – Creme de leite.


Figura 3 – A gelatina sem sabor deve ser preparada conforme as instruções contidas no sachê.

Após baterem tudo, provem e ajustem a quantidade de sal conforme o gosto e reservem. Em seguida untem nove forminhas médias de empada com azeite e coloquem pequenos pedaços de azeitona preta no fundo delas (opcional).

Deem uma leve batida nos ingredientes no liquidificador e despejem sobre as forminhas (figura 4) deixando aproximadamente meio centímetro da borda livres.


Figura 4 – As azeitonas ficarão submersas, mas não se preocupem.

Pronto! Agora é levar para geladeira por no mínimo duas horas e, após esse tempo, desinformá-las e servir junto com o prato principal (figura 5).


Figura 5 – Servidos?

Como disse no início do post, essa receita é ótima para servir como acompanhamento de peixes, porém é ótimo para servir como tira gosto para comer com torradinhas. Para isso basta despejar a mistura numa forma de pudim previamente untada com bastante azeite, pois trata-se de uma forma maior do que as de empada (figura 6).


Figura 6 – É só colocar umas torradinhas em volta do mousse e pronto, além de um tira-gosto maravilhoso, você dará uma bela apresentação.

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.