Salmão com gergelim

E aí pessoal? Tudo beleza? Já faz um tempo que estou devendo uma receita de peixe assado aqui no blog, mas minha dúvida sempre pairava sobre qual peixe escolher.

O peixe não é um alimento fácil de ser preparado e, na minha opinião, difícil de ser limpo. Logo, se é difícil, não posso postá-lo aqui, pois a intenção do blog é fazer com que os meus amigos desbravadores da cozinha consigam preparar as receitas de forma simples e ainda darem uma boa apresentação ao prato.

Somado a essa questão, existem pessoas que não curtem comer peixes por causa das espinhas e que conseguem encontrá-las até mesmo nos filés de peixe.

Por tudo isso, o peixe que eu escolhi foge de todas essas características apresentadas e, na atualidade, está na moda devido ao “boom” das comidas japonesas. Que tal um salmão para hoje?

INGREDIENTES

  • 1 kg de filé de salmão,
  • 1/2 limão,
  • Sal e pimenta a gosto,
  • Azeite,
  • 200 gramas de gergelim branco,
  • 200 gramas de gergelim preto,

COMO FAZER
De posse do filé inteiro do peixe, cortem em postas menores de mais ou menos quatro dedos de espessura (figura 1).


Figura 1 – Cortem o filé em postas.

Após o cortar os peixes em postas, retirem a pele com auxílio de uma faca bem afiada. A forma que utilizo para fazer isso, não sei se é a melhor, mas tem dado certo (figura 2).


Figura 2 – Eu prefiro tirar a pele do salmão com ela para baixo.

Coloquem as postas já sem a pele numa assadeira e temperem com meio limão, sal e pimenta (figura 3).


Figura 3 – Sal, pimenta e limão.

Imediatamente após temperá-lo, vamos “empanar” o salmão com os gergelins. Para isso, a assadeira(ou tigela) com os salmões temperados, a assadeira (ou tigela) com três colheres de azeite e assadeira (ou tigela) com os gergelins misturados, devem ser colocadas uma ao lado das outras para facilitar o trabalho e sujar menos a cozinha de vocês (figura 4).


Figura 4 – Organização na cozinha é fundamental.

Passem os filés de salão no azeite (figura 5), primeiro uma lado depois o outro e em seguida “empane-os” no gergelim (figura 6), se necessário utilizem uma colher para empanar as laterais do filé de salmão.


Figura 5 – Salmão lambuzado de azeite.


Figura 6 – Agora é cobrir com gergelim.

Com os filés já gergelinzados (inventei essa palavra para substituir a palavra empanado, já que empanado deriva da palavra pão), levem-nos, um a um, à frigideira em fogo baixo com duas colheres de sopa de manteiga pra grelhá-los.
Como sugestão, passem todos os filés de salmão no gergelim para somente depois levá-los para a frigideira.

O salmão é um peixe muito saboroso, tanto é que os japoneses comem cru. E também, apresenta uma textura delicada (palavra forte para um blog cujo nome é Macho cozinha, mas não tem outra forma de explicar) e devido a isso, o tempo que esse filé ficará grelhando não poderá passar de três minutos cada lado, pois a finalidade é somente selar os filés. Estamos combinados?


Figura 7 – Grelhem um lado, depois o outro.

Com os filés grelhados, coloquem-nos numa assadeira forrada com papel manteiga (ou um novo papel vendido no mercado próprio para assar alimentos no forno) e leve-a ao forno pré-aquecido a 250°C por 15 minutos (figura 8).


Figura 8 – Peixes prontos para serem aquecidos. Esse mais da direita é o da minha filha que não gosta de gergelim.

Após esse tempo, retirem a assadeira do forno e sirvam as postas de salmão imediatamente. Como sugestão sirva como acompanhamento um arroz e uma salada.


Figura 9 – Salmão com gergelim, arroz de brócolis e mousse de atum.

E aí o que acharam? Bem fácil né? Talvez o mais complicado seja retirar as peles das postas, pois o restante do preparo não tem mistério, por essa razão classifiquei-o como moleza.

A boa notícia é que a retirada da pele é opcional! Caso optem por não retirarem, não há necessidade de “gergelinzar” os dois lados do filé, façam apenas no lado sem pele da posta.

Outra coisa, caso não queiram ou não gostem do gergelim, aí é mais fácil ainda! Basta temperar as postas de salmão como foi ensinado e grelhá-las em meia colher de manteiga para cada posta que for para frigideira.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.