Carne desfiada com molho de cerveja preta

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou apresentar uma receita coringa, aquelas que você pode usar com vários acompanhamentos como arroz, batata, massa e até mesmo como recheio de  um sanduíche.

Apesar de parecer estranho para quem não cozinha, a cerveja preta é um excelente ingrediente para colocar no molho da carne, e na receita de hoje, ela será a grande surpresa, pois irei fazer uma carne desfiada com molho de cerveja preta.

Vocês irão precisar de:

  • 1 kg de carne (patinho ou acém),
  • 1/4 de xícara de óleo,
  • 1 cebola picada,
  • 1 colher de sopa de alho poró,
  • 1 colher de sopa fumaça em pó,
  • 2 colheres de sopa de alho picado,
  • 1 sachê de molho de tomate,
  • 1 garrafa de long neck de cerveja preta.

Como fazer:

A carne para fazer essa receita ficará a critério de vocês, o patinho é uma carne bem limpa e com pouca gordura, já o acém é uma carne pouco mais “gorda”, ou seja, a escolha da carne é de acordo com o gosto de vocês. Já fiz com os dois tipos de carne e deu certo em ambos os casos.

Em uma panela de pressão coloquem 1/4 de xícara de óleo, as duas colheres de sopa de alho (figura 1), a colher de sopa de alho poró (figura 2), a cebola picada (figura 3) e a colher sopa fumaça em pó (figura 4). Caso não encontrem a fumaça em pó não tem problema, substituam por uma colher de chá de sal.

Figura 1 – Alho picado.

Figura 2 – Alho poró picado.

Figura 3 – Cebola picada.

Figura 4 – Fumaça em pó.

Misturem os ingredientes permitindo que eles deem uma leve corada e em em seguida coloquem  a carne cortada em cubos (figura 5). Mexam por uns 5 a 10 minutos, até a carne ficar levemente corada  (figura 6).

Figura 5 – Carne na panela!

Figura 6 – Mexam até deixar a carne bem corada.

Com a carne refogada incluam o sachê de molho de tomate (figura 7) e em seguida a cerveja preta (figura 8), mexendo bem para misturar os ingredientes. Pessoal, estamos vivendo um momento do “boom” das cervejas artesanais, porém para essa receita, o ideal é utilizar a cerveja preta tradicional vendida nas prateleiras dos mercados.

Figura 7 – Sachê de molho de tomate.

Figura 8 – Cerveja preta.

Fechem a panela de pressão, abaixem o fogo para o mínimo e deixem cozinhando dessa forma por 45 minutos (figura 9). Caso tenham dúvida de como utilizar a panela de pressão vejam algumas dicas que postei aqui no blog em outra ocasião.

Figura 9 – 45 minutos na pressão.

Após o tempo determinado, abram a panela (figura 10) e com ajuda de dois garfos desfiem as carnes sobre uma tábua de carne (figuras 11 e 12). Em seguida retornem com as carnes desfiadas para dentro da panela com o molho (figura 13) e liguem o fogo por tempo suficiente para que o molho comece a borbulhar (figura 14).

Figura 10 – Carne com o molho.

 

Figura 11 – Desfiando com dois garfos.

Figura 12 – Tudo desfiado

Figura 13 – Carnes desfiadas de volta a panela.

Figura 14 – Carne com molho pronta para ser usada.

Meus amigos, a carne está pronta para ser degustada como acharem melhor. Eu usei em duas receitas, coloquei por cima de um espaguetti (figura 15) e usei para fazer um escondidinho de mandioquinha (figura 16).

Figura 15 – Espaguetti.

Figura 16 – Escondidinho de mandioquinha.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

2 comentários em “Carne desfiada com molho de cerveja preta

  • 13/12/2020 em 20:44
    Permalink

    Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
    Trabalho!
    Gostei muito.
    um grande abraço!!!

    Resposta
    • 14/12/2020 em 09:29
      Permalink

      Obrigado pelo seu comentário! A ideia é facilitar a vida dos aventureiros da cozinha, seu Feedback é importante para saber que estamos no caminho certo!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.