Coxa e sobrecoxa de frango recheada.

E aí pessoal? Tudo beleza? O frango assado é uma das comidas mais tradicionais no dia de domingo, concordam? Aqueles que são feitos naqueles fornos verticais com espetos giratórios dão vontade de comer só de olhar né?! No entanto eu, apesar de comprar aquele frango inteiro, costumo comer apenas a coxa e sobrecoxa.

Essa parte do frango, como possui um pouco mais de gordura (comparado com o peito por exemplo) tende a ficar mais suculento depois de assado, porém pelo fato de ter que ser comido junto com os ossos, muitas vezes faz com que as pessoas olhem “meio atravessado” para essa parte do frango.

Para resolver isso, hoje vou ensinar uma receita de coxa e sobrecoxa de frango desossada e recheada. Como seria difícil mostrar em fotos o processo para desossar, vou encaminhar um link do youtube de uma pessoa que utiliza a mesma técnica que eu utilizo. Porém melhor do que vocês desossarem, que tal comprarem já desossado no mercado? Acreditem! Nos grandes mercados já é possível encontrar a coxa e sobrecoxa desossada de diversas marcas diferentes!

Vocês vão precisar de:

  • 2 kg de coxa e sobrecoxa desossada (aproximadamente 8 unidades),
  • 2 limões,
  • 2 colheres de sopa de alho picado,
  • 1 xícara de cebola desidratada,
  •  1 colher de chá de páprica doce,
  • Sal e pimenta a gosto,
  • 2 cebolas roxas picadas,
  • 1 colher de chá de curry,
  • 1/4 de xícara de salsa desidratada,
  • 1 xícara de maionese,
  • 1 colher de chá de fumaça em pó (opcional),
  • 100 gramas de bacon em fatias não muito finas.

Como fazer:

Primeiramente vamos temperar as coxas e sobrecoxas, e depois vamos preparar o recheio. Antes disso, se você não comprou as coxas e sobrecoxas desossadas, veja o link de como deve ser feito em um vídeo muito legal feito por um blog de culinária chamado de temperando, cujas as receitas também são maravilhosas.

As coxas e sobrecoxas quando desossadas ficam parecidas com uns bifes fáceis de enrolar (figura 1). Para temperá-las passem um limão cortado por toda a superfície delas, tanto de um lado como do outro (figura 2) e em seguida coloquem em uma tigela.

Figura 1 – Não parece um bife pronto para ser enrolado?

Figura 2 – Espremam e esfreguem o limão nas carnes.

Com todas as carnes (à partir de agora vou simplificar e chamar as coxas e sobrecoxas somente de carnes) na tigela espremam mais um limão por cima de todas e acrescentem o alho picado (figura 3), a cebola desidratada (figura 4), a páprica doce (figura 5), sal e pimenta à gosto (figura 6) e em seguida reservem. Como referência coloquei apenas meia colher de chá de sal e uma pitada de pimenta.

Figura 3 – Alho picado.

Figura 4 – Cebola desidratada. 

Figura 5 – Páprica doce.

Figura 6 – Sal e pimenta.

Terminada a parte de temperar as carnes, vamos aos recheios. Coloquem numa tigela uma cebola roxa bem picada, uma colher de chá de curry (figura 7), 1/4 de xícara de salsa desidratada (figura 8) e uma xícara de chá de maionese (figura 9) para dar liga. Como opção, SE conseguirem encontrar nos mercados, incluam também uma colher de chá de fumaça em pó (figura 10).

Figura 7 – Cebola roxa com curry.

Figura 8 – Salsa desidratada.

Figura 9 – Maionese para dar liga.

Figura 10 – Fumaça em pó… tempero difícil de achar.

Com as carnes temperadas e recheio pronto, vamos recheá-las. Coloquem sobre uma tábua de carne um pedaço de barbante e uma coxa e sobrecoxa desossada por cima desse barbante (figura 11).

Figura 11 – Pronto para o recheio.

Em seguida coloquem uma colher generosa do recheio por cima da carne (figura 12), coloquem uma fatia de bacon (figura 13), enrolem como se fosse um rocambole e amarrem o barbante fechando o “rolinho” (figura 14).

Figura 12 – Colher de recheio.

Figura 13 – Uma fatia de bacon.

Figura 14 – Pronto… Recheadas e enroladas.

Coloquem as coxas e sobrecoxas desossadas lado a lado em um refratário untado com azeite (figura 15) de maneira que fiquem coladas uma nas outras, e passem um pouco do recheio que  sobrou  por cima das carnes (figura 16).

Figura 15 – O azeite irá ajudar evitar que o frango fique grudado no fundo do refratário.

Figura 16 – O restante do recheio passem por cima.

Levem o refratário coberto com um papel laminado ao forno pré aquecido a 230°C por 45 minutos e depois mais 15 minutos descoberto (figura 17), sirvam ainda quente (figura 18).

Figura 17 – Após uma hora de forno elas estarão irresistíveis!

Figura 18 – Servidos?

Meus amigos… caso queiram fazer um recheio bem mais fácil, porém da mesma forma delicioso, façam uma farofa simples conforme já ensinei aqui  e da mesma forma recheiem as as coxas e sobrecoxas desossadas (figura 19).

Figura 19 – Após rechearem, enrolem normalmente.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.