Hambúrguer de filé mignon

E aí pessoal ? Tudo beleza? Hoje irei apresentar uma receita bem simples e rápida que é certeza de sucesso no lanche de vocês. Vocês devem lembrar que já postei algumas receitas de hambúrguer aqui, de picanha, de frango, de alcatra, porém estava faltando um dos que mais gosto que é o de filé mignon.

Um dos maiores segredos de um hambúrguer é o tal é o blend de carnes, ou seja, a mistura de diferentes cortes que você utilizará para fazer o hambúrguer em si. É possivel fazer um blend com quantas e quais carnes quiser, mas é importante analisar bem as características de cada uma para que seu hambúrguer não fique seco ou gorduroso.

Fazer um hambúrguer de filé mignon parece que é sucesso total, certo? Carne nobre… macia… Tem como dar errado? A resposta é sim. Fazer um hambúrguer de filé mignon é complicado, pois é uma carne com pouquíssima de gordura, porém para resolver esse “problema” iremos colocar um pouco de bacon no blend.

Vocês irão precisar de:
  • 400 gramas de filé mignon suíno,
  • 200 gramas de bacon moído (sem pele),
  • 1 cebola roxa pequena moída,
  • 1 colher de sopa de alho picado,
  • 1/2 colher de chá de fumaça em pó.
Como fazer:
Antes que torçam o nariz para MOER FILÉ MIGNON vou dar uma opnião. Já comemoram um hambúrguer gourmet numa hamburgueria famosa? Viram o preço? Caro né?!?! Pois bem, uma peça de filé mignon de aproximadamente 1,5 Kg custa em torno de R$ 65,00 aqui em São Paulo, e para este hambúrguer que estou ensinando vocês irão utilizar somente 400 gramas.
Para terem um melhor aproveitamento dessa carne, utilizem as pontas para o hambúrguer e deixem a parte central para fazerem um medalhão um outro dia.
Figura 1 – Utilizem as extremidades para moer e fazer o hambúrguer.
Numa tigela coloquem o filé moído, o bacon moído e a cebola picadinha (Figura 2). No momento que forem comprar as carnes, o açougueiro irá moê-las sem qualquer problema, porém peçam para tirar a pele do bacon antes de moê-lo.
Figura 2 – Tudo moído e picado só esperando o tempero.

Com as carnes na tigela, temperem com uma colher de chá de fumaça em pó* (figura 3), uma colher de sopa de alho picado (figura 4) e misturem tudo até obterem uma massa homogênea (figura 5).

Figura 3 – Fumaça em pó.

Figura 4 – Alho picado.

Figura 5 – Tudo junto e misturado.

Com a massa pronta é só preparar os hambúrgueres utilizando um molde para hambúrguer (figura 6). Como poucas pessoas possuem esse molde de hambúrguer, na minha receita já publicada de hambúrguer texano eu ensino para aqueles que já têm alguma prática na cozinha, mas se você tem pouca “intimidade” na cozinha eu sugiro vocês olharem na minha outra receita publicada de hambúrguer mequein.

Figura 6 – Hambúrgueres moldados.

Após moldados, é só grelharem os hambúrgueres em uma frigideira com um fio de azeite e colocarem em um pão de qualidade com o queijo e salada que lhes agradem (figura 7).

Figura 7 – Servidos?

DICA: Não existe receita certa ou errada de blend, mas gosto de usar proporção de 70% e 30% aproximadamente, de carne gordurosa e não gordurosa.
VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.