Filé de frango à rolê com massa tipo penne

E aí pessoal? Tudo beleza? Após um longo período sem postagens devido às minhas merecidas férias, volto com uma receita muito gostosa e relativamente de fazer.

O filé de frango é uma carne que está presente diversas vezes em nossas refeições, por essa razão pensei em dar uma incrementada recheando com ingredientes fáceis e coberta com um molho básico. Para acompanhar uma massa tipo penne refogada no alho.

Vocês vão precisar de:

  • 1 peito de frango cortado em filés,
  • Tempero Curry,
  • 1/2 limão,
  • 1 colher de sopa de alho,
  • 2 cenouras pequenas,
  • 1 linguiça calabresa,
  • 1 colher de sopa de manteiga,
  • 1 colher sopa de alho picado,
  • 1 cebola ralada,
  • 2 colheres de sopa de óleo,
  • 1 colher de chá de açúcar,
  • 1 sachê de molho de tomate,
  • 1 caixa de creme de leite,
  • Sal a gosto.

Como fazer:

A primeira coisa que vocês devem fazer é comprar o peito de frango sem pele e sem osso e cortar em bifes, porém como alguns dos meus seguidores ainda não dominam com proficiência o corte de carnes, vocês podem pedir para o açougueiro fazer isso para vocês (figura 1).

Figura 1 – Peito de frango cortado em bifes.

O próximo passo é temperar os bifes com sal a gosto (figura 2), meia colher de chá de curry (figura 3), suco de meio limão (figura 4) e uma colher de sopa de alho picado (figura 5). Em seguida reservem.

Figura 2 – Sal a gosto.

Figura 3 – Espalhem meia colher de chá de curry sobre os bifes.

Figura 4 – Esfreguem meio limão sobre os bifes.

Figura 5 – Espalhem o alho picado sobre os bifes.

O nosso recheio será bem simples feito apenas com cenoura e linguiça calabresa. Para isso, descasquem duas cenouras pequenas, cortem em fatias (figura 6), depois cortem as fatias em tirinhas (figura 7) e por fim cortem as tirinhas em cubinhos (figura 8). Façam o mesmo com a linguiça calabresa (figuras 9 e 10).

Figura 6 – Cenoura em fatias.

Figura 7 – Agora em palitos.

Figura 8 – E por fim em cubinhos.

Figura 9 – Calabresa em tiras.

Figura 10 – Calabresa em cubinhos.

Com tudo cortado, coloquem uma colher de sopa de manteiga numa frigideira em fogo alto e incluam o alho picado e quando este dourar, incluam a cebola ralada (figura 11).

Figura 11 – Quando o alho começar a dourar na manteiga, incluam a cebola ralada.

Na sequência coloquem os cubos de linguiça calabresa (figura 12) e esperem que eles fiquem bem tostados para somente depois colocarem as cenouras em cubos (figura 13).

Figura 12 – Calabresa em cubos.

Figura 13 – Cenoura em cubos.

Permitam que a cenoura fique durante uns cinco minutos “fritando” na gordura da cenoura e após esse tempo desliguem o fogo e reservem.

Para rechear nossos filés coloquem um pedaço de barbante sobre uma tábua de carne e por cima desse barbante um dos filés de frango que estavam reservados e na sequência coloquem uma colher do recheio em cima do filé (figura 14). O próximo passo é enrolar de forma bem apertada os bifes e amarrar com o barbante (figura 15).

Figura 14 – Uma imagem explica tudo.

Figura 15 – Para os bifes maiores coloquem mais um barbante.

Com todos os bifes recheados vamos “dar um susto” neles na frigideira. Utilizando a mesma frigideira que foi preparado o recheio coloquem duas colheres de sopa de óleo e uma colher de chá de açúcar em fogo alto (figura 16) e quando o açúcar estiver “queimado” (figura 17) coloquem os bifes para corarem (figura 18).

Figura 16 – Acreditem… açúcar mesmo.

Figura 17 – Açúcar queimado.

Figura 18 – Vamos fazer o bife corar.

Deixem os bifes corarem por uns três minutos e em seguida virem para corarem do outro lado (figura 19) e deixem por mais três minutos.

Figura 19 – Bifes coradinhos.

Dando continuidade, já vamos preparar o molho da nossa massa. Sem desligar a frigideira, coloquem o sachê de molho de tomate espalhando sobre os bifes (figura 20) e em seguida coloquem o creme de leite misturando bastante (figura 21), abaixem o fogo, tampem a frigideira e deixem o molho apurando por 5 minutos, após esse tempo o molho estará pronto.

Figura 20 -Molho de tomate.

Figura 21 – Creme de leite.

Figura 22 – Molho pronto.

Pessoal, agora só falta a massa! Após o cozimento da massa tipo penne (figura 23) seguindo o tempo sugerido no pacote, escorram-na utilizando um escorredor e deixem correr um pouco de água fria embaixo da pia para cessar o cozimento.

EM TEMPO: Várias pessoas dizem que esse procedimento de jogar água fria é errado, no entanto EU gosto de fazer isso para retirar um pouco do amido da massa para que ela não fique grudando enquanto fica reservada esperando o molho.

Figura 23 – Massa tipo penne.

Figura 24 – Sei que a foto não é da massa tipo penne, mas a ideia é mostrar o procedimento a ser feito.

Após a massa estar ligeiramente “lavada” com água fria, reservem. Na mesma panela que foi cozido o penne, coloquem duas colheres de sopa de manteiga e uma de alho picado. Quando a manteiga derreter e dourar o alho coloquem a massa reservada para darem um gostinho de “alho e óleo” nela.

Figura 25 – É só jogar a massa e mexer um pouco.

Pronto! Coloquem uma porção da massa em um prato fundo, cubram com uma conha do molho e adicionem a quantidade de bifes rolês que forem necessários para matar a fome de vocês (figura 26).

Figura 26 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.