Penne com frango e bacon ao molho branco.

E aí pessoal? Tudo Beleza? Meus amigos desbravadores da cozinha, que tal fazer uma massa gostosa e de simples confecção para receberem amigos em casa, fazer uma média com aquela mulher que você está interessado ou fazer um agrado para sua esposa?

Essa receita que vou ensinar é de uma massa tipo penne (aquele canudinho de macarrão cortado na diagonal) com acréscimo de um pouquinho de bacon (só para dar gosto), frango desfiado e com molho branco especial receita do macho cozinha.

Vocês vão precisar de:

  • 1 pacote de 500 gramas de massa tipo penne,
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvidas em 150 ml de água,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 2 colheres de sopa de alho picado,
  • 1/2 cebola picada,
  • 1 pitada de noz moscada,
  • 500 ml de leite,
  • 1 caixa de creme de leite,
  • 1/2 xícara de chá de cream cheese,
  • Sal à gosto ,
  • 50 gramas de bacon picado,
  • 200 gramas de frango desfiado.

Como fazer:

A primeira coisa a ser feita é cozinhar o massa tipo penne; muitos amigos tem dificuldade de acertar o ponto certo de tirar a massa do cozimento, já falamos sobre isso na receita de talharim parisiense, pois o tempo de cozimento varia em função do tipo de massa a ser cozida, fabricante da massa e até mesmo o fogão em que é feito, porém a dica que dou é seguir o tempo recomendado no pacote da mesma. Não esqueçam de após cozinharem a massa colocá-la debaixo de água fria para cessar o cozimento (figura 1), após isso reservem a massa.

Figura 1 – Cessar o cozimento com água fria evita que a massa fique “empapada”.

Vamos preparar o molho? Dissolvam a farinha de trigo na água (figura 2) e reservem. Em seguida numa panela grande coloquem as duas colheres de sopa de manteiga (figura 3), as colheres de azeite para a manteiga não queimar (figura 4), uma colher de alho picado (figura 5) e deixem que fritem ligeiramente. Na sequência incluam a cebola (figura 6) e a noz moscada (figura 7).

Figura 2 – É a farinha de trigo que vai engrossar o molho.

Figura 3 – Manteiga ou margarina.      

Figura 4 – O azeite é para que a manteiga não escureça muito rápido.

Figura 5 – Alho picado.              

Figura 6 – Cebolinha bem cortadinha.

Figura 7 – Noz moscada ralada, uma pitada apenas.

Após colocar este último ingrediente, mexam com uma colher de bambu para que os ingredientes incorporem uns aos outros, sem contudo deixar secar completamente. Na sequência coloquem o leite (figura 8), a farinha de trigo dissolvida na água (figura 9), o creme de leite e por último o cream cheese (figura 10), a cada novo ingrediente mexa bem para que a estes últimos incorporem aos temperos, após isso reservem o molho.

Figura 8 – Leite na panela.             

Figura 9 – Farinha de trigo dissolvida.   

Figura 10 – Creme de leite.           

Figura 11 – Cream cheese.              

Vamos para os restantes dos ingredientes? Numa frigideira em fogo alto coloquem o bacon cortado em cubinhos e esperem que a gordura do mesmo comece a derreter, quando isso ocorrer coloquem a colher de sopa de alho picado para fritar na gordura do bacon (figura 12).

Figura 12 – Alho frito na gordura do bacon.

Quando o alho estiver bem fritinho incluam o frango desfiado (figura 13) e deixem refogar por uns cinco minutos; aproveitem para reacender o fogo da panela com o molho reservado. Após os ingredientes da frigideira estarem refogados incluam no molho que já deverá estar quente (figura 14).

Figura 13 – Frango desfiado para refogar. 

Figura 14 – Frango e bacon no molho.    

Amigos, agora basta servir o prato, para isso num prato fundo coloquem um pouco do macarrão cozido e por cima do mesmo incluam uma concha do molho com o frango e bacon (figura 15).

Figura 15 – Servidos?!              

E aí meus amigos, o que acharam? Ela é bem fácil de fazer e serve tranquilamente dois casais; vocês podem se quiserem, aquecer a massa esquentando na panela onde ele foi cozida, com uma colher de sopa de manteiga derretida, uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de alho, mas  caso ela ainda esteja aquecida não haverá necessidade.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.