Risoto de brócolis



E aí pessoal? Tudo beleza? Depois de um longo período em que estive afastado por estar ocupado em uma outra atividade pessoal, retorno com uma receita que foi uma tentativa que deu super certo. Eu, de vez em quando faço aqui em casa faço um arroz de brócolis que já é sucesso total, porém uma receita de risoto de brócolis eu nunca tinha feito e fui tentar fazer. Deu super certo!

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de arroz arbóreo,
  • 1/2 cebola ralada,
  • 2 colheres de sopa de alho poró,
  • 2 colheres de sopa de manteiga,
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco seco,
  • 1 litro de caldo de legumes ou de frango,
  • 50 gramas de mussarela de búfala,
  • 100 gramas de brócolis previamente escaldado (+ ou – 2 xícaras de flor de brócolis),
  • 1/2 caixa de creme de  leite,
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão.

Como fazer:

Como vocês viram nos ingredientes, será necessário que já estejam com o caldo de legumes pronto. Eu gosto de fazer  o caldo, pois dá um sabor diferente no risoto, mas se não tiverem podem fazer com aqueles cubinhos prontos.

Em uma panela grande coloquem as 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de alho poró e a 1/2 cebola ralada (figura 1). Quando o alho poró e a cebola começarem a dourar coloquem o arroz.

  

Figura 1 – Manteiga, alho poró e cebola.

Figura 2 – Arroz arbóreo no refogado.

Mexam para misturar o refogado no arroz até que fique brilhoso devido a manteiga e em seguida incluam o vinho branco (figura 3). Abaixem o fogo, mexam mais um pouco para misturar o vinho ao arroz e quando começar a secar iniciem a hidratação do arroz com o caldo de legumes, uma concha de cada vez e sem pressa.

Figura 3 – Vinho vai dar um aroma sensacional ao risoto.

Figura 4 – Caldo de legumes aos poucos, sem pressa.

Quando hidratarem com pouco mais da metade do caldo de legumes é possível que o arroz já esteja al dente, porém peguem alguns grãos como um colher para provarem. Se não estiver de acordo, coloquem mais uma concha de caldo de legumes e mexam mais um pouco, mas se estiver, coloquem a mussarela de búfala (figura 5) e mexam para que o queijo possa derreter.

Figura 5 – Mussarela de búfala para derreter. 

Quando perceberem que o queijo derreteu, incluam o brócolis (figura 6) e mexam para que fique todo incorporado ao arroz. É imprescindível que o brócolis esteja escaldado, caso contrário ele ficará duro no meio do arroz deixando o risoto indigesto.

 

   Figura 6 – Despreze os talos grandes, vai deixar o risoto mais gostoso.

Com o brócolis bem incorporado, incluam o creme de leite (figura 7) mexendo um pouco para misturá-lo no arroz e em seguida incluam o queijo parmesão (figura 8). Sirvam ainda quente (figura 9).

Figura 7 – Creme de leite.

Figura 8 – Queijo parmesão de qualidade.  

Figura 9 – Servidos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *