Molho bechamel

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje irei apresentar mais uma daquelas receitas que serve como introdução para outras receitas. Da mesma forma que ensinei o caldo de legumes e o caldo de carne para introdução na preparação de risotos ou então da massa de quiche para fazê-lo com qualquer recheio, a receita agora será de Molho Bechamel que serve como introdução para lasanha, fetuccine e outras massas.

INGREDIENTES

  • 1/2 tablete de margarina culinária (ou 50 gramas da margarina normal),
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 litro de leite,
  • 1/2 colher de sopa de sal,
  • 1/2 colher de chá de noz moscada,
  • 1/2 xícara de cream cheese,
  • 50 gramas de queijo parmesão.

COMO FAZER
Numa panela alta coloquem a metade do tablete de margarina e levem ao fogo baixo para derreter. Quando isso ocorrer coloquem a farinha de trigo e imediatamente mexam com um colher de bambu ou batedor para que não se formem grumos de farinha. Se vocês estiverem com a chama do fogo baixa e mexendo intensamente, vocês conseguirão fritar a farinha (video 1).

 

 

Quando a farinha estiver como no filme, incluam o leite (figura 1) e permaneçam mexendo para que a farinha frita na manteiga dissolva no leite.


Figura 1 – Leite para dissolver a farinha.

Quando incluírem todo o leite e perceberem que a farinha dissolveu por completo, incluam o restante dos ingredientes: o sal (figura 2), a noz moscada (figura 3), o cream cheese (figura 4) e por último o queijo parmesão ralado (figura 5).


Figura 2 – Sal é a gosto, mas para mim 1/2 colher de sopa é suficiente.


Figura 3 – Noz Moscada.


Figura 4 – Cream Cheese.


Figura 4 – Queijo parmesão ralado.

Após colocarem todos os ingredientes e mexerem bastante, vocês perceberão que o líquido terá engrossado e adotado a consistência de um molho. Quando isso ocorrer desliguem o fogo, pois seu molho bechamel estará pronto.

Pronto! Agora numa próxima receita em que eu disser que um dos ingredientes é molho Bechamel, vocês já saberão como fazer. É bem fácil, não é?! O mais complicado que é fritar a farinha, eu coloquei um vídeo para não terem dúvidas.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.